terça-feira, 16 de abril de 2024

Pazuello afirma que imunização contra Covid será iniciada até 4 dias após aprovação

POR Ana Carolina Morais | 11/01/2021
Pazuello afirma que imunização contra Covid será iniciada até 4 dias após aprovação

Reprodução / O Globo

O

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou, nesta segunda-feira (11), durante evento em Manaus, que a campanha de imunização contra a Covid-19 será iniciada até 4 dias após a vacina conquistar a aprovação de uso emergencial. O prazo para análise de emergência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 10 dias.

 

 

A afirmativa é consequência da cobrança sofrida por governadores e prefeitos para a definição de um calendário único de vacinação. De acordo com Pazuello, o Brasil está se organizando para a aquisição de doses do imunizante, que será distribuído de forma proporcional.

 

 

Além disso, na mesma ocasião, o chefe da pasta da Saúde informou, também, que o foco da vacinação contra o novo coronavírus no Brasil, no primeiro momento, poderá ser a redução da pandemia, e não a “imunidade completa”. O objetivo, segundo Pazuello, é frear a contaminação no país com a aplicação de ao menos uma dose do imunizante da AstraZeneca com a universidade de Oxford.

 

 

“Essas doses, que com dias você vai a 90 e tantos por cento [de imunização], com uma dose vai a 71%. Com 71% talvez a gente entre para imunização em massa, é uma estratégia que a Secretaria de Vigilância em Saúde vai fazer para reduzir a pandemia. Talvez o foco seja não na imunidade completa, mas sim a redução da contaminação e aí a pandemia diminui muito. Podendo aplicar a segunda dose na sequência, chegando a 90%”, explicou o ministro.

 

 

(Com informações do Metrópoles e do G1)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: