quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A partir desta segunda-feira (27) será possível requerer mais dois meses de pausa no pagamento das prestações de crédito imobiliário contratado com a Caixa Econômica Federal. Essa medida, autorizada pela instituição financeira, será válida apenas para financiamentos de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida (das faixas 1, 5, 2 e 3) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos.
Ainda foi informado pela Caixa que o cliente, pessoa física ou jurídica, que já concluiu sua pausa temporária de 120 dias no pagamento, poderá prorrogar essa paralização por ainda mais 60 dias, e aqueles que não optaram por esta alternativa também poderão solicitá-la por 180 dias.
Importante frisar que o contrato pausado não estará isento da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas, bem como as quantias dos encargos paralisados serão acrescidas ao saldo devedor do contrato de diluídas dentro do prazo remanescente, uma vez que a taxa de juros e o prazo contratado de início não sofrem modificações.
Quem poderá solicitar a pausa?
Os clientes que são pessoa física e possuem contratos em dia ou com até 180 dias de atraso (aqueles que utilizaram o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço [FGTS] para reduzirem uma parcela da prestação também poderão optar pela paralização); clientes que são pessoa jurídica e estão com os contratos em dias ou em atraso de até 60 dias (duas prestações).
Como fazer a solicitação?
O cliente pessoa física poderá solicitar a pausa de 180 dias ou a prorrogação desta por mais 60 dias para os contratos já atendidos pelo aplicativo Habilitação Caixa, por meio dos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, ou ainda de modo automatizado no 0800 726 8068, na opção 2 – 4 – 2.
Já para o cliente pessoa jurídica, a solicitação deverá ser realizada para os contratos de aquisição e construção de imóveis comerciais por meio do número 0800 726 8068, na opção 2 – 4, ou com a ajuda do gerente de relacionamento. Já para os contratos de financiamento à produção de empreendimentos, a solicitação terá de ser efetuada apenas com o gerente de relacionamento, que deverá ser acionado, de preferência, por meio eletrônico.
Quais são os canais de atendimento?
Com informações da Agência Brasil
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