quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Participação no Censo 2022 pode ser feita por telefone ou internet

POR Ana Carolina Morais | 10/08/2022
Participação no Censo 2022 pode ser feita por telefone ou internet

Acervo IBGE

O

O Censo 2022 possui, entre as possibilidades de participação, o formato por telefone ou por internet, além do presencial. Entretanto, a resposta remota ao questionário deve ocorrer por meio de um tíquete eletrônico, depois de o recenseador ter feito a visita no domicílio.

 

 

Esta é a primeira vez em que o cidadão pode participar do Censo por telefone. Já no caso da modalidade por internet, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já havia oferecido essa possibilidade na operação censitária realizada em 2010.

 

 

As novas modalidades de autopreenchimento pela internet ou telefone deverão ser escolhidas pelo morador no momento em que ele receber a visita do agente censitário, que irá gerar um e-ticket para a pessoa responder o questionário no prazo de sete dias.

 

 

Como forma de auxiliar aqueles que optarem pelo modo remoto, foi criado o Centro de Apoio ao Censo (CAC), que possui 180 agentes censitários em atendimento diário de 8h às 21h30, por meio do telefone 0800 721 8181.

 

 

Para os cidadãos não esquecerem de responder o questionário, eles receberão por SMS e por e-mail um alerta sobre o prazo no segundo dia após a visita do recenseador, e uma ligação telefônica no quarto dia para verificar o motivo de a pesquisa não ter começado a ser respondida. Caso o preenchimento das questões permanece sem ser feito, o CAC faz o último contato no sexto dia. Permanecendo a ausência de respostas ao fim do prazo, o morador receberá uma nova visita para efetuar a entrevista presencialmente.

 

 

(Com informações do g1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: