quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
As eleições 2022 para o cargo de presidente da República já tem suas primeiras parciais a nível internacional. Isso porque elas começaram oficialmente neste sábado (1º), do outro lado do mundo – em Wellington, capital da Nova Zelândia, 16 horas à frente do Brasil.
Lá inclusive já existe um resultado não oficial, assim como em outros lugares do mundo, pois já começaram a ser apuradas. As sessões eleitorais da Nova Zelândia, China, Japão e Austrália já tem demonstrações parciais do que será o dia de votação.
Os colégios eleitorais da Nova Zelândia são os primeiros a abrir para votação. Consequentemente, também são os primeiros a terem uma parcial do resultado. Perto da meia noite no Brasil — 17h na Nova Zelândia — a primeira sessão foi oficialmente fechada. No boletim colado na porta de cada local de votação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) leva vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Já na Austrália, porém, a história é outra. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) sai à frente do petista, sendo a preferência dos eleitores em Sidney. Entre os destaques daquela sessão estão três votos para o candidato do PTB, Padre Kelmon, quatro votos para Soraya Thronicke (União Brasil) e apenas um voto para Léo Péricles (UP). Os demais candidatos tiveram desempenho regular na votação.
Em outros locais de votação, porém, a história é diferente. Bolsonaro foi o preferido na votação em Tóquio, no Japão.
Mas nas demais localidades do Oriente, a vantagem fica para o ex-presidente Lula. Singapura e Coréia do Sul já fecharam seus colégios eleitorais, dando vitória ao petista.
Todos os resultados serão enviados para a sala de totalização do TSE e divulgados em conjunto com os votos registrados no Brasil, a partir das 17h deste domingo. O mesmo acontecerá com todas as urnas instaladas em países com fuso horário mais avançado que o brasileiro.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.