quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
As pessoas que recebem empréstimo para o financiamento de imóvel e estão com as parcelas em atraso poderão usar, a partir de hoje, segunda-feira (2), o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para negociar o pagamento de até 12 prestações em atraso, conforme autorizado pelo Conselho Curador do FGTS no último dia 20 de abril.
Ao autorizar a medida, que estará válida até 31 de dezembro, o Conselho Curador aumentou de três para doze meses o limite para o uso do saldo afim de quitar as parcelas em aberto. Já era possível usar o FGTS para diminuir as prestações futuras ou abater atrasos menos que 90 dias, mas o uso desse valor para o pagamento de mais de três parcelas atrasadas exigia autorização da Justiça – o que, agora, não é mais necessário.
Atualmente, 80 mil beneficiários de financiamentos habitacionais com mais de três parcelas atrasadas, o que é considerado como caso de inadimplência grave. Dentro dessas pessoas, 50% têm conta vinculada ao FGTS e poderá utilizar da nova medida.
Os interessados deverão ir ao banco onde fizeram o financiamento habitacional e assinar o documento de Autorização de Movimentação da Conta Vinculada do FGTS para obter o abatimento de até 80% de cada parcela, que é limitado à 12 prestações em atraso. A medida só é válida para imóveis que custam até R$ 1,5 milhão.
(Com informações da CNN Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.