sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS começa hoje (25)

POR | 25/04/2022
Pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS começa hoje (25)
N

Nesta segunda-feira (25/4), o governo federal começa a pagar o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a antecipação da gratificação natalina de 2022 para os mais de 36 milhões de aposentados e pensionista, o governo prevê injetar R$ 56 bilhões na economia. Até 6 de maio, os segurados receberão a primeira parcela, que será paga conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

 

 

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde a semana passada. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss. Confira o calendário das duas primeiras parcelas abaixo.

 

 

 

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

 

 

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Tornando este o terceiro ano consecutivo em que os segurados do INSS recebem o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro.

 

 

O Ministério do Trabalho esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito a décimo terceiro salário.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: