sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Nas redes sociais e em sites de reclamações, como o Reclame Aqui, são inúmeras as pessoas que relataram remarcações e cancelamentos de exames e consultas por causa dos jogos da seleção. Ocorreram vários casos como o de uma bióloga no Rio de Janeiro, que agendou a realização de três exames de ultrassom para o último dia 22, ao chegar na unidade deu de cara com a porta trancada. Nenhum sinal de que, àquela hora, alguém estava sendo atendido. Do lado de fora, ela conseguia ouvir os funcionários do laboratório particular gritando com os lances da Seleção Brasileira.
Mas não é só na rede particular que remarcações e cancelamentos estão ocorrendo. Um autônomo de 60 anos, passou pelo problema em um posto do Sistema Único de Saúde (SUS), em Saquarema (RJ). Ele tinha uma ultrassonografia agendada para as 8h da última segunda-feira, duas horas antes do jogo entre Brasil e México. Mas um dia antes recebeu uma ligação de um funcionário dizendo que o posto de saúde estaria fechado por causa do jogo.
Em Rio Verde, em uma entrevista ao Jornal Somos, Malu da Silva Ferreira diz ter passado por essa situação e nos relata sua indignação. Ela está grávida de quatro meses e sua ultrassom que seria hoje (06), mas foi desmarcada em cima da hora o que a deixou preocupada. “Dia 06 do mês passado fui marcar, eu precisava de um pedido para fazer ultrassom porque estou grávida de quatro meses, mas a única data que consegui mais próxima teria sido hoje (06) no CAIS. Não achei ruim ter desmarcado, mas foi em cima da hora. Ligaram ontem à tarde no celular de minha irmã, achei estranho. Tive que correr para marcar um particular, porque ainda não consegui fazer o exame e em nenhum lugar faz sem pedido médico. Meu horário era hoje ao meio dia, ontem por volta das três horas da tarde ligaram desmarcando porque o médico não poderia me atender e não justificaram o motivo”.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, os hospitais vão funcionar normalmente, mas centros ambulatoriais podem ter alterações de horário. A pasta diz que pacientes com exames ou consultas marcados para a hora do jogo já foram avisados de novas datas.
O funcionamento do sistema de saúde segue o decreto assinado pelo governador do Estado, Márcio França (PSB). Em caso de jogos à tarde, repartições públicas só funcionam até as 12h. Quando os jogos ocorreram pela manhã, elas abriram às 15h.
O mesmo vai ocorrer na rede municipal: hospitais abrem normalmente, mas postos de saúde ficarão fechados durante a partida.
Fonte BBC Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10