sexta-feira, 29 de março de 2024

Pacheco e Lira assinam declaração conjunta de intenções do Congresso com foco no enfrentamento à Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 03/02/2021
Pacheco e Lira assinam declaração conjunta de intenções do Congresso com foco no enfrentamento à Covid-19

Luiz Felipe Barbiéri/G1

O

Os novos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e deputado Arthur Lira (PP-AL), eleitos na última segunda-feira (1º), iniciaram a manhã desta quarta-feira (3) assinando uma declaração conjunta de intenções do Congresso Nacional com foco no enfrentamento à Covid-19, defendendo a agilidade na vacinação e o oferecimento de segurança financeira aos brasileiros.

 

 

“Assegurar, de forma prioritária, que todos recursos estejam disponíveis para o Poder Executivo e que não faltem meios para que toda população possa ser vacinada no prazo mais rápido possível. E que a peça orçamentária a ser votada garanta que cada brasileiro terá certeza de que o dinheiro do seu imposto estará disponível para sua vacina. O Senado Federal e a Câmara dos Deputados hoje, juntos, manifestam que trabalharão de forma conjunta, harmônica e colaborativa, em todos os temas que possam facilitar e ajudar os brasileiros na superação do drama da pandemia. Incluindo, sobretudo, a análise das possibilidades fiscais para, respeitando o teto de gastos, avaliar alternativas de oferecer a segurança financeira através de auxílio emergencial para aqueles brasileiros e brasileiras que estejam enfrentando a miséria em razão da falta de oportunidade causada pela paralisia econômica provocada pela pandemia”, afirma o documento.

 

 

Após a realização do pronunciamento no Congresso, os políticos se encaminharam ao Palácio do Planalto, onde entregarão o documento conjunto para o presidente Jair Bolsonaro, em reunião iniciada às 9h30. A definição da Mesa Diretora da Câmara, marcada para às 10h, também está em trâmite nesta quarta (3).

 

 

Além de se comprometerem com a construção de processos legais que tornarão o acesso às vacinas contra a Covid mais rápido e com um estudo econômico para que se retome o auxílio emergencial, os presidentes do Senado e da Câmara anunciaram também que irão requerer um prazo para apresentarem os relatórios da reforma tributária e da proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial, ressaltando que será prioridade, durante a gestão deles, a aprovação da reforma administrativa e da PEC dos Fundos Públicos.

 

 

A expectativa do governo federal é que Pacheco e Lira facilitem trâmites e aprovações de matérias que são do interesse do Poder Executivo. Os novos presidentes, inclusive, receberam, ambos, o apoio do presidente durante as eleições para o Senado e a Câmara.

 

 

(Com informações do G1, do Estado de Minas e do Correio do Povo)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: