sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Órgãos responsáveis pela regulação das eleições são acusadas de omissão

POR | 22/10/2018

PGR e TSE não tomam providências quanto a denúncias de violência eleitoral.

Órgãos responsáveis pela regulação das eleições são acusadas de omissão
N

Na manhã de sexta-feira (19), em Brasília, houve uma reunião entre os integrantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e concluiu-se que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) foram negligentes quanto à violência e as notícias falsas durante o período de eleições desse ano. Na quinta-feira (18) o CDNH havia divulgado uma nota de repúdio demonstrando enorme preocupação com o futuro do país e exigindo uma atitude dos órgãos responsáveis.

 

 

O vice-presidente do Conselho, Darci Frigo, afirma que as autoridades da PGR e do TSE estavam cientes das denúncias e preferiram ignorar. Frigo declara também que o CNDH já vinha alertando sobre a violência e o compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais há um bom tempo. A presidente do Conselho, Fabiana Severo, informou que em defesa da democracia, o grupo não tem interesse em anular as eleições, mas exige que medidas sejam tomadas de acordo com a Constituição Federal.

 

 

A Anistia Internacional também se posicionou sobre a situação. Em sua nota de repúdio, o CNDH alerta que a violência causada pelo período eleitoral afeta inicialmente os grupos minoritários e mais vulneráveis, mas que afetará toda a sociedade inevitavelmente. No site do Mapa da Violência há relatos de vítimas sobre as agressões sofridas logo após as eleições. De acordo com o Mapa, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) registrou mais de 120 atentados contra jornalistas no contexto político.

 

 

O TSE afirma que realizará uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, em Brasília, com mais autoridades do assunto que avaliarão as medidas institucionais cabíveis. A PGR não se pronunciou.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: