sexta-feira, 29 de março de 2024

Organização Mundial da Saúde revela pesquisa preocupante sobre saúde dos adolescentes

POR Jornal Somos | 23/11/2019
Organização Mundial da Saúde revela pesquisa preocupante sobre saúde dos adolescentes

Foto: Interação Modela/Flickr CC

E

Estudo revelado nesta sexta-feira (22) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), elaborado entre 2001 e 2016, em 146 países, mostra que quatro em cada cinco adolescentes do mundo são sedentários, especialmente as meninas. No Brasil, a situação é pior já que 84% dos jovens entre 11 e 17 anos não praticam uma hora diária de atividade física, como recomenda a OMS.

 

Segundo o estudo, uma das causas do sedentarismo é a “revolução digital”. O documento foi publicado pela revista The Lancet Child & Adolescent Health.

 

A OMS, para calcular o número de adolescentes sedentários, analisou pela primeira vez dados reunidos entre 2001 e 2016, envolvendo 1,6 milhões de estudantes de 146 países. No mundo todo, 81% dos jovens entre 11 e 17 anos escolarizados, não cumpriram a recomendação de uma hora diária de atividade física em 2016, registrando ligeira queda em relação a 2001 (82,5%). A situação é mais preocupante entre as meninas, sendo 85% do que entre meninos, 78%.

 

Atividade física

De acordo com a pesquisa, os níveis de atividade física insuficiente observados entre os adolescentes permanecem extremamente altos e isso representa um perigo para sua saúde atual e futura. "É necessário adotar medidas regulatórias urgentes para aumentar a atividade física e, em particular, promover e manter a participação das meninas", diz a Dra. Regina Guthold (OMS), autora do estudo.

 

Dentre os benefícios à saúde de um estilo de vida fisicamente ativo na adolescência, vale destacar a melhora da capacidade cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea e cardiometabólica e os efeitos positivos no peso.

 

Há também evidências crescentes de que a atividade física tem um efeito positivo no desenvolvimento cognitivo e na socialização. Os dados atuais disponíveis indicam que muitos desses benefícios permanecem até a idade adulta.

 

A OMS recomenda que os adolescentes pratiquem atividade física de moderada a intensa por uma hora ou mais por dia.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: