sábado, 18 de janeiro de 2025
Após analisar o primeiro turno OEA retorna no segundo para continuar sua inspeção sobre o período eleitoral no Brasil
Redação Jornal Somos
A Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (MOE/OEA) estará no Brasil para acompanhar o segundo turno das eleições, assim como fizeram durante o primeiro turno. O grupo de especialistas visitará 11 estados e o Distrito Federal e continuará a análise dos principais aspectos que perceberam durante a eleição.
Durante o primeiro turno, o grupo de especialistas e a líder da missão, Laura Chinchilla visitaram diversos locais de votação. Eles examinaram a organização e tecnologia eleitoral, financiamento das campanhas, os meios de comunicação e a liberdade de expressão, justiça eleitoral e a participação de mulheres, indígenas e afrodescendentes.
Laura afirma que a principal preocupação do grupo é com as fake news. Ela diz que esse problema já foi encontrado em outros países e a missão está em busca de práticas para parar esse procedimento. A líder também elogiou a segurança das urnas eletrônicas e garantiu que uma fraude significativa nas urnas, como disseram algumas denúncias, teriam um alcance muito alto e impossível de esconder.
O grupo criticou a violência eleitoral que aumentou logo após o primeiro turno. No fim da análise a missão apresentará um relatório sobre o que foi analisado e apresentará soluções para os problemas encontrados.
Leia mais:
Partidos e candidatos definem apoio para o segundo turno
TSE conclui totalização de votos e disponibiliza justificativa à eleitores pela internet
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10