sexta-feira, 19 de abril de 2024

Operação é deflagrada em todo o país em combate à crimes de violência contra idosos

POR Ana Carolina Morais | 04/12/2020
Operação é deflagrada em todo o país em combate à crimes de violência contra idosos

Divulgação / PCDF

F

Foi deflagrado, nesta sexta-feira (4), pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e as polícias civis de todo o país, a operação Vetus, que ocorreu nos 26 estados e no Distrito Federal com o intuito de combater crimes de violência contra idosos.

 

 

Segundo informado pela pasta da Justiça, a operação investiga o crescimento de casos de maus-tratos contra idosos neste período da pandemia de Covid-19. Até o momento foram presas 31 pessoas em flagrante, e desde o início da investigação, no dia 1º de outubro, 476 pessoas já foram detidas.

 

 

Os dados do Disque 100, onde são feitas as denúncias de violações de direitos humanos, revelam que neste ano de 2020, até o mês de setembro, mais de 62 mil denúncias de crimes contra idosos foram registradas. Em 2019, neste mesmo período, haviam sido aproximadamente 36 mil. Desde o início da pandemia, o quantitativo aumentou em 80%, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

 

 

A força-tarefa desta sexta consistiu na ida dos policiais às ruas para averiguarem as denúncias efetuadas e, nos locais das ocorrências, encaminharem idosos para abrigos, abrir inquéritos ou termos circunstanciados, bem como realizar flagrantes e prisões.

 

 

Os principais crimes apurados, de acordo com o Ministério da Justiça, são os patrimoniais e os de agressões. O Estatuto do Idoso prevê que, expor a integridade e saúde, física ou psíquica do idoso incorre em pena de detenção de 2 meses a 1 ano e multa, e em caso de lesão corporal, a pena pode ser aumentada para reclusão de 1 a 4 anos.

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: