quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: Reprodução
Em nota divulgada pela manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados brasileiros, incluindo Goiás, por volta das 8h30, ocorreu devido à abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.
De acordo com a explicação, a interrupção nas regiões Sul e Sudoeste do país foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência. Às 8h31, ocorreu uma "separação elétrica" no sistema interligado, desconectando as regiões Norte e Nordeste.
Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. No entanto, até momento, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas.
Diante do incidente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.
No Twitter, o Grupo Equatorial Energias, a empresa responsável pela distribuição de energia, informou que a normalização do fornecimento de energia já está em andamento em todos os estados onde atuam, sendo: Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul. Estando acompanhando o processo junto a ONS.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.