quinta-feira, 02 de outubro de 2025
Foto: Redes sociais
Uma onça-pintada foi resgatada na tarde de quarta-feira (1º) após ser vista nadando por horas no Rio Negro, em Manaus. Testemunhas relataram que o animal parecia desorientado e sem forças, chegando a se aproximar da Praia da Ponta Negra.
A operação de resgate contou com a atuação conjunta da Equipe Pet da deputada Joana Darc, da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Animal (Sepet), do Batalhão Ambiental e do Instituto Laiff.
Exames veterinários revelaram que o felino havia sido atingido por um disparo de espingarda, que deixou mais de 30 estilhaços de chumbo alojados no crânio e no pescoço. A onça também perdeu dentes em decorrência do tiro. Apesar do quadro, os veterinários informaram que o animal está estável, embora bastante estressado, e segue internado recebendo tratamento especializado.
O destino da onça ainda será avaliado. Ela poderá ser encaminhada ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou ao zoológico de Manaus. Segundo os órgãos envolvidos, a prioridade é a recuperação plena do animal e, se possível, sua reintrodução na natureza.
Com informações de Jovem Pan.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.