quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Observatório Nacional retransmitirá ao vivo hoje (30) eclipse solar

POR | 30/04/2022
Observatório Nacional retransmitirá ao vivo hoje (30) eclipse solar

Imagem: Reprodução BBC/NASA

N

Neste sábado (30/4) acontecerá um eclipse solar que poderá ser observado a partir de algumas regiões remotas do planeta. Entretanto, ele não estará visível para quem estiver em território brasileiro. Mas para aqueles fãs dos fenômenos da astronomia ou simplesmente curiosos, haverá uma solução e oportunidade de acompanhar. Isso porque Observatório Nacional que já tem um canal do YouTube fará a retransmissão em sua página.

 

 

O fenômeno astronômico terá início às 15h45, mas a transmissão, com comentários da astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, começará um pouco antes, às 15h. (clique e já adicione o lembrete). O fato de hoje será um eclipse solar, quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, projetando uma sombra sobre o planeta. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada.

 

 

Quem acompanhar a retransmissão comentada do Observatório Nacional verá também outras atrações interessantes prometidas pela astrônoma Josina Nascimento. Além de explicar detalhadamente como ocorrem os eclipses, ela disponibilizará imagens de um outro eclipse. Este, observado a partir de Marte.

 

 

De acordo com os pesquisadores, este eclipse só poderá ser observado, a olho nu, por quem estiver na parte sul da América do Sul, especialmente no extremo do continente, onde o eclipse será mais intenso, abrangendo entre 40% e 54% do disco do Sol. Poderá ser visto também em partes da Antártica e na parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico.

 

 

Segundo o Observatório, em média, um eclipse total do Sol ocorre a cada 18 meses, mas, por serem visíveis somente em estreita faixa sobre a Terra, parecem muito raros.

 

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: