sábado, 23 de novembro de 2024

Obra literária furtada de museu paraense é recuperada pela Polícia Federal em Londres

POR Thais Cabral | 07/05/2024
Obra literária furtada de museu paraense é recuperada pela Polícia Federal em Londres

Foto: Divulgação/Polícia Federal

U

Uma importante obra literária, furtada em 2008 do Museu Emílio Goeldi, em Belém, no Pará, foi finalmente recuperada na última quarta-feira (01/05) pela Polícia Federal. 

 

O livro "Simiarum et vespertilionum Brasiliensium species novae", de 1823, do renomado zoólogo alemão Johann Baptist von Spix, foi localizado em Londres, no Reino Unido, após uma investigação que contou com trabalho de cooperação policial internacional, incluindo a colaboração da Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard), por meio de sua Unidade de Artes e Antiguidades.

 

A obra de Johann Baptist von Spix é parte de uma coleção que aborda a fauna e a flora brasileiras, com foco predominante em macacos. Três servidores do Museu Emílio Goeldi foram denunciados por peculato culposo em 2011, em decorrência das investigações sobre o furto.

 

Este caso não é isolado. Em dezembro de 2023, outra obra, a "Reise in Chile und auf dem Amazonstrome", do naturalista suíço Eduard Friedrich Poeppig, foi recuperada na Argentina, em ação de cooperação jurídica com o país vizinho. E em março deste ano, a obra holandesa "De India utriusque re naturali et medica", de Guilherme Piso, também foi recuperada em Londres. Ambas também haviam sido furtadas do Museu Emílio Goeldi.

 

"A repatriação das obras literárias representa um marco fundamental para o Brasil, demonstrando um compromisso renovado com a preservação do patrimônio cultural e estabelecendo um precedente essencial para a recuperação de elementos históricos", ressaltou a Polícia Federal em nota oficial.




(Johann Baptist von Spix - Domínio Público)

 

 

*Com informações da Agência Brasil 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: