quinta-feira, 28 de março de 2024

Óbitos por Covid reduzem 35% nos primeiros 10 dias de maio em comparação ao mês de abril

POR Ana Carolina Morais | 12/05/2021
Óbitos por Covid reduzem 35% nos primeiros 10 dias de maio em comparação ao mês de abril

Reprodução / Governo do Estado de Rondônia

A

A quantidade de óbitos registrados em consequência à Covid-19 reduziu em 35% nos primeiros 10 dias de maio em comparação ao mês de abril. No período inicial de maio houveram 19.358 mortes pela doença, enquanto na mesma época em abril, foram 29.819 notificações, tornando àquele mês o mais letal da pandemia brasileira até o momento.

 

 

Além da redução em vidas perdidas, também houve uma queda de 20,8% no número de contaminados pelo novo coronavírus, segundo análise efetuada pelo portal de notícias Metrópoles. Enquanto nos 10 primeiros dias de abril ocorreram 696.259 infecções, no mesmo período de maio foram 550.979 confirmados com a doença no país.

 

 

Mesmo com porcentagens que indicam reduções, a análise destes números ainda deve ser efetuada com cautela. “Devemos olhar com atenção, pois muitos casos e óbitos entram nos sistemas governamentais apenas alguns dias, e até meses depois. Podemos estar vivenciando, sim, uma pequena queda, mas precisamos esperar algum tempo para saber se ela é efetiva ou sofre atrasos de notificações”, explica Rafael Lopes, especialista e membro do Observatório Covid-19 BR.

 

 

Outro fator de relevância é que a redução nos quantitativos de óbitos e infecções não podem se tornar justificativa para o afrouxamento de medidas. “Não dá para decidir afrouxar as medidas restritivas considerando os dados de hoje, já que eles refletem o que aconteceu no passado. As infecções registradas agora são reflexo de duas semanas atrás. Não podemos tomar decisões pautadas em dados que não são do presente”, defende Lopes.

 

 

Neste momento, conforme dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, o Brasil possui, ao todo, 15.282.705 casos confirmados da doença, 425.540 óbitos e 13.847.191 pacientes recuperados. A taxa de incidência da doença é de 7272,4, enquanto a letalidade apresentada pela infecção é de 2,8%.

 

 

(Com informações do Metrópoles e do Ministério da Saúde)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: