sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

OAB pede que vazamento de 223 milhões de CPFs seja investigado

POR Ana Carolina Morais | 29/01/2021
OAB pede que vazamento de 223 milhões de CPFs seja investigado

Reprodução / Portal Giro

A

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que seja investigado o vazamento de 223 milhões de CPFs brasileiros, incluindo, inclusive, de pessoas já falecidas, que foram disponibilizados à venda em fóruns da internet por criminosos digitais.

 

 

“O ocorrido submete praticamente toda a população brasileira a um cenário de grave risco pessoal e irreparável violação à privacidade e precisa ser investigado a fundo pelas autoridades competentes, em particular por essa agência”, afirmou o ofício enviado pela OAB.

 

Estão sendo ofertados 37 pacotes pelos cibercriminosos, contendo não apenas o número do CPF, mas também o nome, endereço, renda, imposto de renda, fotos, participantes do Bolsa Família e scores de crédito de cada cidadão que teve os dados vazados.

 

 

Para Estela Aranha, presidente da Comissão de Proteção de Dados da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro, este pode ter sido o maior vazamento de dados já ocorrido na história do país, tanto em quantidade de pessoas envolvidas, quanto em diversidade de informações.

 

 

Segundo a advogada, é necessário informar às vítimas quanto ao ocorrido e sobre o que pode ser feito, e sobretudo, responsabilizar o encarregado pela ocorrência. “A primeira é informar amplamente os titulares dos dados sobre os riscos envolvidos e quais medidas podem ser tomadas para mitigar possíveis danos. Outra é que deve recair sobre o controlador dos dados a responsabilidade por tais medidas”, explicou a presidente da Comissão.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: