sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

O uso das tecnologias no ambiente escolar será debatido no Plenário

POR Jornal Somos | 05/11/2018

A Internet foi tema de redação do ENEM 2018

O uso das tecnologias no ambiente escolar será debatido no Plenário

Foto: Jornal Somos

A

A tecnologia é a origem desta nova era, a “era digital”. Esta movimenta a vida e o cotidiano de todos nós. Atualmente a tecnologia está em tudo que conhecemos, no mercado de trabalho, no conhecimento, nas indústrias, em nossa mãos como o aparelho celular, etc.

 

Um meio que contribui para a tecnologia é a internet, que é um conjunto de redes de computadores espalhados por todas as regiões do planeta e através de protocolos é capaz de trocar dados e mensagens. Este protocolo compartilhado é capaz de unir vários usuários particulares, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares, bibliotecas e empresas de todos os tipos em um mesmo acesso. O que gera uma vasta variedade de informações a todo momento através da navegação pela mesma.

 

Toda essa inovação para a geração, a internet e seus meios de conectividade foi tema abordado para a produção da mais temida redação aplicada no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano (ENEM 2018). A primeira prova que foi aplicada neste domingo (04), trouxe como tema a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

 

Por motivos da grande movimentação de informações contidas na internet, será discutido nesta terça-feira (06) no Plenário dos Deputados pela Comissão de Educação da Câmara o uso das tecnologias no ambiente escolar em que alunos e professores estão conectados às redes sociais. O debate atende ao requerimento da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

 

Segundo a deputada, o uso da internet requer orientação pois o emaranhado de informações contidas na internet, que pode disseminar um rico e vasto conhecimento, também pode transmitir informações difíceis de serem verdadeiras. Ela acrescenta que “a escola, com toda a conectividade desejada, tem que ser o local capaz de mediar o aprendizado, torná-lo mais atrativo, divertido e interessante, e deve ajudar os estudantes num mundo onde eles estão sendo expostos a informações de todo tipo de conteúdo”.

Leia mais

5 dicas para você se dar bem no ENEM

Enem 2018: possíveis temas para redação

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: