sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
No dia 19 de Novembro comemora-se o Dia da Bandeira em todo país. A data marca a mudança da antiga bandeira, que representava o Império, para a atual bandeira, após a Proclamação da República.
Essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída, mostrando as mudanças de forma de governo e de governar.
Mas, o que a nossa bandeira representa?
A bandeira adotada pela República mantém a tradição das antigas cores nacionais – verde e amarelo – um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma faixa branca, em sentido oblíquo e decrescente da direita para a esquerda, com a legenda ‘Ordem e Progresso’ e pontuada por vinte e uma estrelas, entre as quais as da constelação do Cruzeiro, dispostas na sua situação astronômica, quanto à distância e aos tamanhos relativos, representando os Estados da República e o município neutro.
De acordo com que novos Estados eram criados, mais estrelas eram adicionadas e atualizadas, além também do Distrito Federal ter assumido o posto de “Município Neutro”, a capital.
De acordo com a norma de utilização da bandeira, não é permitido modificar as cores ou o lema da bandeira ao representá-la, apresentá-la em mau estado de conservação, reproduzi-la em rótulos ou embalagens de produtos e usá-la como vestimenta.
Dentro dos estabelecimentos, a bandeira nacional deve ser colocada sempre à direita de tribunas, púlpitos, mesas de reunião ou de trabalho.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10