quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Brasil

O que esperar do julgamento de Bolsonaro no STF nesta terça (9/9) e como assistir

POR Ana Carla Oliveira | 09/09/2025
O que esperar do julgamento de Bolsonaro no STF nesta terça (9/9) e como assistir

Foto: Reprodução

O

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (9) as sessões decisivas do julgamento que pode levar à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados por envolvimento na tentativa de golpe após as eleições de 2022.

 

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, abre a sessão às 9h com a leitura de seu voto, que analisará as acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

 

Além de Bolsonaro, também respondem ao processo Anderson Torres, Mauro Cid, Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Paulo Sérgio Nogueira. Todos são acusados de integrar organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e dano ao patrimônio público.

 

Após o voto de Moraes, será a vez dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin se manifestarem. A expectativa é que o julgamento seja concluído ainda nesta semana, já que estão previstas sessões até sexta-feira (12).

 

Bolsonaro nega todas as acusações e tenta se desvincular dos atos golpistas e de um suposto plano de assassinato de autoridades. A decisão do STF poderá definir não apenas o futuro político do ex-presidente, mas também o destino jurídico de seus principais aliados.

 

Na abertura do julgamento, realizada no último dia 2, Alexandre de Moraes afirmou que “pacificação não se confunde com covardia” e destacou que o Supremo julga sem se curvar a pressões internas ou externas. Já o procurador-geral da República, Paulo Gonet, reforçou o pedido de condenação, lembrando que as penas somadas podem ultrapassar 40 anos.

 

*Com informações Mais Goiás

 

 
 
 
 
 
 
 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE