quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

O Profissional que faz a diferença

POR Jornal Somos | 13/05/2019
O Profissional que faz a diferença

Jornal Somos

S

Sabemos que nos últimos anos o Brasil se tornou uma superpotência mundial para  produção agropecuária e que isso refletiu em todos os setores econômicos do País, desde a exportação e seu reflexo no PIB até a geração de mais e novos empregos, além de um leque de oportunidades de estudos profissionalizantes na área.

 

Para que o agronegócio chegasse a este patamar, tivemos a atuação de vários profissionais da área das ciências agrárias, tendo também como um importante protagonista desta história, o produtor rural. Dentre estes profissionais das ciências agrárias, destacamos o papel do zootecnista, que tem a sua importante contribuição para chegarmos a este cenário tão próspero.

 

O zootecnista  é um profissional que atua em toda a cadeia produtiva, da nutrição e manejo à tecnologia de produtos, passando por administração e aprimoramento genético. É importância para a sociedade, pois contribui para a segurança alimentar.É fundamental que os alimentos que chegam à sua mesa tenham boa procedência. E quem garante isso é o zootecnista.

 

A zootecniavem cada vez maisocupando espaço e mostrando a sua responsabilidade para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.Muito se discute da atuação do zootecnista e do veterinário. Apesar de semelhantes e de atuarem juntos no mercado de trabalho, a carreira de zootecnista possui suas particularidades. O segundo atua na saúde do animal, com intervenções clínicas e cirúrgicas, enquanto o zootecnista está mais focado em melhorar a produtividade e o rendimento do animal. Hoje as empresas, empreendedores e produtores conseguem diferenciar as características de cada curso, utilizando cada um, em sua área específica, explorando o que tem de melhor para oferecer, buscando uma melhor eficiência e produtividade para o desenvolvimento do setor produtivo.

 

A Zootecnia foi criada em 1849, pelo jovem naturalista Émile Baudement. De lá para cá  vem crescendo a passos largos, e existe em mais de 60 países. O primeiro curso de graduação em Zootecnia no Brasil, iniciou-se em 1966, na Pontifícia Universidade Católica de Uruguaiana, cuja aula inaugural foi realizada em 13 de maio daquele ano. A partir daí, esta data passou a ser considerada simbolicamente como o Dia do Zootecnista.

 

A Zootecnia nacional conta com 107 cursos de graduação, mais 18 mil alunos regularmente matriculados e um número superior a 35 mil profissionais atuantes em todo as regiões do Brasil.

 

Por toda a sua importante atuação na sociedade, desejo a todos os Zootecnistas felicitações pelo seu dia! Parabéns!

 

Ass: Dirceu Borges - Superintende do Senar Goiás

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: