sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

O impacto de notícias falsas

POR Jornal Somos | 02/07/2018
O impacto de notícias falsas

A critica news

A

As “fake news” podem provocar a anulação das eleições em outubro no Brasil se tiverem um impacto importante no resultado, alertou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux.

As notícias falsas’ poluem o ambiente democrático”, motivo pelo qual existe a “possibilidade de anulação do pleito, se o resultado das eleições forem fruto dessas notícias falsas”, afirmou Fux em um evento organizado pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), do qual o presidente Michel Temer também participou.

Fux garantiu que o TSE terá uma atuação relevante para punir quem difundir de notícias falsas.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, afirmou que o TSE está "municiado" para enfrentar esse problema e que o jornalismo profissional nunca foi tão necessário para combatê-lo.

Em uma conversa com o presidente da OAB Subseção de Rio Verde, Eduardo Lôbo, ele esclareceu o impacto das fakes news ''Tenho plena convicção que as notícias falsas podem não só influenciar eleitores na hora do voto, como também acabar com a vida profissional de quem foi vítima''.


Diante da importância do tema, a OAB Seccional de Goiás lançou recentemente uma campanha de combate a essas ''fake news'', que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de não compartilhar notícias falsas. ''

Uma das frases de maior da relevância da campanha é: ''Em tempos de redes sociais, uma mentira não precisa ser contada mil vezes para se tornar verdade, basta uma'', acrescentou ele.


Sobre as notícias serem espalhadas pelos próprios candidatos, Eduardo Lôbo acrescenta ''podem partir dos próprios candidatos para derrubar a imagem de seus concorrentes e não tenho dúvidas que isso reflete a falta de propostas e de qualidades próprias, uma vez que ao invés de defender suas próprias qualidades, alguns candidatos preferem denegrir imagens alheias.''


Fonte: Isto é.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: