quarta-feira, 03 de julho de 2024

Brasil

O Dia de São José é celebrado hoje, saiba mais

POR Jornal Somos | 19/03/2019
O Dia de São José é celebrado hoje, saiba mais

Cléofas

S

São José, na história da Bíblia, é descendente da casa real de Davi. Foi o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele é muito presente na infância de Jesus. São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento.

 

Mas a Bíblia conta que ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do recenseamento, lá Maria deu à luz ao Menino Jesus e José estava presente no nascimento.

 

São José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. A história diz que ele teve papel importantíssimo na formação da personalidade de Jesus enquanto pessoa humana. Um pai que ensinou ao filho o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da Palavra de Deus. Não é à toa que São José é chamado de “Justo” desde os Evangelhos.

 

Por isso, São José é um dos maiores santos de todos os tempos. São José foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479. No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja. O autor desta declaração foi o Papa Pio IX. No ano de 1889, o Papa Leão XIII, num de seus grandes documentos,exaltou as virtudes deSão José. O Papa Bento XV declarou São José como o patrono da justiça social. Para ressaltar a grande qualidade e poder de intercessão de São José como “trabalhador”, O Papa Pio XII instituiu uma segunda festa em homenagem a ele, a festa de "São José operário". Esta acontece no dia primeiro de maio.

 

São José é invocado também como o padroeiro dos carpinteiros. Na arte cristã ele é representado tendo um lírio na mão, representando a vitória dos santos. Algumas vezes ele aparece também com o menino Jesus ou nos braços, ou ensinando a Ele a profissão de carpinteiro.

 

Desde que o Papa Francisco XV realizou decreto em 1621, a data de 19 de março se tornou dia santo, mais especificamente, Dia de São José, para a Igreja Católica.

 

No Brasil, por São José ser considerado o padroeiro do Ceará, a data se tornou desde 2003 feriado municipal em Fortaleza e em outros territórios do Estado. O feriado na Capital é estabelecido pela lei 8.796, de 9 de dezembro de 2003.

 

A escolha para São José como padroeiro do Ceará se deu por ele ser padroeiro da primeira capital do Estado: Aquiraz. As primeiras embarcações que chegaram durante a época colonial traziam a imagem dele. A partir disso o Santo ficou conhecido como padroeiro da cidade, e em seguida, do Estado. Além disso, também deu nome à primeira vila no território cearense, em arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.

 

São José, além de padroeiro dos trabalhadores e da família, é protetor das viúvas e das vocações. Muitos acreditam que o santo traz chuva, e que se chove em seu dia significa que Ceará terá um bom inverno.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: