quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

O desemprego é o preço social da falta de um projeto de Estado, diz o economista

POR Jornal Somos | 28/09/2018

Segundo IBGE são mais de 12 milhões de desempregados no Brasil

O desemprego é o preço social da falta de um projeto de Estado, diz o economista

reprodução/google

O

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (28), dados da taxa de desocupação, onde mostra o índice de desemprego de todo o país, a indicação é que houve queda de 0,6% em relação ao trimestre passado: 12,7%.

 

Apesar de, em Goiás as indústrias cogitarem abertura de 1,6 mil vagas temporárias, os dados apresentados são resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) com relação ao trimestre de julho a agosto deste ano. O resultado: 12,7 milhões de pessoas desocupadas no Brasil.

 

O IBGE estima que a taxa de subutilização- onde soma desocupados, subocupados ou força de trabalho potencial ficou estável. Outra estimativa, o número de empregados com carteira assinada se manteve em 33 milhões, já o número de pessoas que trabalham por conta própria cresceu, totalizando 23,1 milhões.

 

O economista Cláudio Laval, concedeu ao Jornal uma nota explicando a atual situação diante os dados apresentados.

“A pesquisa reflete o momento que o Brasil vive, um "paradão", uma crise econômica e política, um momento eleitoral difícil, indefinição política dos rumos econômicos e baixo investimento. O desemprego é o preço social da falta de um projeto de Estado, sem protagonismo social, a deriva na espera de que quais ventos vão soprar. No último trimestre do ano a tendência é de recuperação por conta do comércio do Natal. O fenômeno de queda da taxa por desistência de procurar emprego é preocupante, falta perspectiva de melhora no mercado. Uma medida eficiente será o apoio aos pequenos negócios e o fortalecimento ao empreendedorismo para a retomada do crescimento do emprego e da renda”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: