quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Número de vítimas em Brumadinho aumenta e Vale nega auxílio

POR Jornal Somos | 06/02/2019
Número de vítimas em Brumadinho aumenta e Vale nega auxílio

BBC

N

Na segunda semana de buscas da tragédia de Brumadinho, nessa terça feira (5) o número de mortes confirmadas subiu para 142, sendo 122 corpos identificados. O número de desaparecidos é de 194, sendo 61 da listagem da Vale e 133 de funcionários terceirizados e moradores da comunidade. Os localizados totalizam 392, sendo 223 da lista da mineradora e 169 terceirizados ou da comunidade.

 

 

Nos dados da Defesa Civil são 103 desabrigados, que foram deslocados para alojamentos temporários como hotéis. Entre as pessoas hospitalizadas, três vítimas. O Supremo Tribunal de Justiça decidiu pela soltura de cinco pessoas presas no dia 29 de janeiro acusadas de envolvimento na tragédia. Entre elas há engenheiros, geólogos e outros técnicos da Vale e da empresa que assinou laudo assegurando as condições de segurança da barragem.

 

 

O prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo, afirmou que a cidade não recebeu nenhuma ajuda da Vale até o momento. Em reunião com os moradores e produtores rurais de Brumadinho, representantes da Vale não aceitaram as reinvindicações emergenciais, entre elas conceder auxílio de um salário mínimo mensal e assumir as dívidas dos produtores rurais obtidas com financiamento para as lavouras.

 

 

Além do salário mínimo e do pagamento das dívidas dos produtores rurais, os moradores solicitaram também uma doação de R$ 5 mil aos moradores do bairro Parque da Cachoeira, o mais afetado pelo rompimento, meio salário mínimo para os adolescentes e 25% dos salários para as crianças. Os representantes da Vale disseram que não podem atender a essas reinvindicações alegando que precisam de informação e que não têm autonomia para tal.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: