sábado, 18 de janeiro de 2025

Brasil

Nubank alerta clientes sobre Golpe da Falsa Central: veja como se proteger

POR Marcos Paulo dos Santos | 03/02/2024
Nubank alerta clientes sobre Golpe da Falsa Central: veja como se proteger

Foto: Divulgação

G

GOLPE NOVO NA PRAÇA – Nos últimos dias, um novo golpe, dessa vez, envolvendo clientes (ou não) do Nubank tem surgido e feito vítimas: trata-se do Golpe da Falsa Central.

 

 

O golpe consiste em uma falsa central criada para telefonar e enviar o seguinte recado a quem atende: “Central Nubank. Identificamos uma compra no seu cartão de crédito no valor de R$ 1.200. Caso não reconheça a compra, digite um”. A gravação virtual chega a ser verídica, mas é golpe segundo o próprio banco.

 

 

Quem for seguindo as instruções acaba indo falar com um suposto atendente e é aí que os golpistas tentam usar, de alguma forma, artifícios para a vítima entregar dados pessoais e da conta para os criminosos.

 

 

Nos últimos dias, a instituição bancária tem enviado avisos aos seus clientes por meio de e-mails e notificações em seu aplicativo. O Banco Central (BC) já possui conhecimento sobre este tipo de golpe e deu estas seguintes orientações:

 

 

  • Desconfie de ligações recebidas nas quais a pessoa se identifica como funcionário do banco e solicita que você entre no aplicativo instalado no seu aparelho e execute procedimentos de segurança – em geral, eles te enviam links ou documentos por e-mail, SMS ou WhatsApp informando sobre compras suspeitas, ou com orientações de segurança;

 

 

  • Não responda e-mails nem clique em links ou documentos – é por meio desses artifícios que os golpistas conseguem invadir seu celular e contratar operações, realizar saques de valores, pagar faturas, entre outras transações;

 

 

  • Se receber uma ligação dessas, não realize nenhum procedimento – ligue para seu gerente ou entre em contato com os canais oficiais do seu banco para confirmar a informação.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: