quinta-feira, 12 de novembro de 2026
Redação Jornal Somos
O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem, terça feira (14/01), que o valor do novo salário mínimo será de R$ 1.045,00. O valor foi alterado para recompor a inflação do ano passado. O valor do piso terá um ganho de R$ 6, já que havia sido fixado anteriormente R$ 1.039. A mudança vale a partir do dia 1 de fevereiro e será feita através de uma nova Medida Provisória (MP). O chefe do Executivo se reuniu com o ministro da Economia no edifício da pasta para discutir os detalhes da mudança.
Com a decisão, o governo recompõe totalmente a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Mercado (INPC), que fechou o ano passado em 4,48%.
"Foi uma reunião tranquila, coordenada pelo Paulo Guedes, tivemos uma inflação atípica em dezembro, não espera que fosse tao alta assim mas foi em virtude basicamente da carne e tínhamos que fazer com que o valor do.minio fosse mantido. Então ele passa via Medida Provisoria de 1039 para 1045 a partir de 1 de fevereiro", apontou o presidente.
Jair ainda explicou que um Projeto de Lei não seria votado a tempo por conta do recesso dos parlamentares. "Tem que ser uma nova MP. A partir de 1 de fevereiro um PL não atingiria, não seria votado". Questionado se as duas MP's seriam mantidas, ele afirmou: "Isso é questão de técnico legislativo. Mantêm e tem essa outra aí. Vão correr juntas. O relator lá deve ser o mesmo e ele faz o devido acerto", concluiu Bolsonaro.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na coletiva que o governo vai ter de “achar recursos” para o aumento do mínimo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
12/11/2026
Novo diploma: por que cada vez mais profissionais voltam à faculdade
Cada vez mais profissionais buscam uma segunda graduação para mudar de área ou complementar a formação anterior. Especialistas atribuem o movimento à reconexão com antigos interesses e à maior facilidade de ingresso para quem já é diplomado.
12/11/2026
Câmara aprova projeto que torna hediondos maus-tratos a cães e gatos com morte
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (11/11/2026) projeto que classifica como crime hediondo os maus-tratos qualificados contra cães e gatos que resultem na morte do animal. A proposta segue agora para análise do Senado.