sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O pesquisador Celso Luiz Moretti foi confirmado na semana passada como titular da presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
Para a imprensa Moretti adiantou que no próximo ano a empresa vai continuar com “uma agenda robusta” e três frentes terão prioridade.
Uma das prioridades, a edição genômica permite, por meio das chamadas tesouras genéticas, editar o DNA de plantas, animais e microrganismos. Os pesquisadores querem tornar a soja adaptada à seca e também resistente a uma praga chamada hematoide, uma espécie de verme que ataca a raiz e mata a soja.
Para reduzir o problema de escurecimento do feijão, a mesma técnica é utilizada. “Acredito que essa tecnologia substituirá os transgênicos. Isso vai impactar na questão de barreiras a alimentos que hoje, por exemplo, não conseguem chegar à Europa por causa da transgenia”, avaliou.
Entre as novidades de 2020, está o início do processo de certificação e comercialização de produtos com a marca conceito Carne Carbono Neutro (CCN). Isso garante que os animais que deram origem ao produto tiveram as emissões de metano entérico – gás produzido na digestão dos ruminantes e eliminado pelo arroto dos bichos – compensadas durante o processo de produção pelo crescimento de árvores no sistema.
A empresa calculou a quantidade de gases que as vacas produzem durante seu ciclo de cria, recria e engorda – prejudiciais ao meio ambiente – de e chegou à conclusão que, quando animais de corte ou de leite são criados em meio a lavoura e árvores, o CO2 e o carbono do meio ambiente são totalmente neutralizados.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10