sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Novo formato para Mundial de Clubes foi anunciado pela FIFA

POR Jornal Somos | 15/03/2019
Novo formato para Mundial de Clubes foi anunciado pela FIFA
A

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (15) a reformulação do Mundial de Clubes a partir de 2021. A competição será realizada a cada quatro anos, em local ainda a ser definido, e contará com a participação de 24 times. A confirmação foi feita durante entrevista do presidente da Fifa, Gianni Infantino, após reunião do conselho a entidade em Miami. A competição estreará em junho ou julho de 2021 e entra no calendário como substituta da Copa das Confederações, que deixará de ser disputada.

 

 

Mais cedo, a associação de clubes europeus havia prometido boicotar um novo Mundial de Clubes. Infantino minimizou, dizendo que o novo formato na verdade irá diminuir o número de jogos das equipes. A Uefa também apresenta resistência ao novo formato. Na votação de hoje, a proposta teve 25 votos a favor e sete contra.

 

 

Segundo Infantino, não está sendo criado um novo espaço para competição, o vencedor jogará duas partidas e em 2021, o vencedor jogará 5 jogos a cada quatro anos. “Não vai aumentar o número de jogos, vai diminuir”.

 

 

O atual formato, que conta com sete clubes e tem disputa anual, continuará a ser disputado até 2020, com as participações dos campeões da Copa Libertadores, Liga dos Campeões, campeão nacional do país sede e vencedores dos torneios continentais de clubes da Concacaf, África, Ásia e Oceania. A Fifa ainda não anunciou como será a divisão por continente no atual formato, mas a Conmebol reivindica seis vagas.

 

 

No novo sistema, a primeira fase será composta por oito grupos de três clubes. O melhor colocado avança após a realização de duas partidas. Na sequência, serão disputadas as quartas de final, semifinal e decisão, sempre em partida única.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: