sábado, 23 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Fifa anunciou nesta sexta-feira (15) a reformulação do Mundial de Clubes a partir de 2021. A competição será realizada a cada quatro anos, em local ainda a ser definido, e contará com a participação de 24 times. A confirmação foi feita durante entrevista do presidente da Fifa, Gianni Infantino, após reunião do conselho a entidade em Miami. A competição estreará em junho ou julho de 2021 e entra no calendário como substituta da Copa das Confederações, que deixará de ser disputada.
Mais cedo, a associação de clubes europeus havia prometido boicotar um novo Mundial de Clubes. Infantino minimizou, dizendo que o novo formato na verdade irá diminuir o número de jogos das equipes. A Uefa também apresenta resistência ao novo formato. Na votação de hoje, a proposta teve 25 votos a favor e sete contra.
Segundo Infantino, não está sendo criado um novo espaço para competição, o vencedor jogará duas partidas e em 2021, o vencedor jogará 5 jogos a cada quatro anos. “Não vai aumentar o número de jogos, vai diminuir”.
O atual formato, que conta com sete clubes e tem disputa anual, continuará a ser disputado até 2020, com as participações dos campeões da Copa Libertadores, Liga dos Campeões, campeão nacional do país sede e vencedores dos torneios continentais de clubes da Concacaf, África, Ásia e Oceania. A Fifa ainda não anunciou como será a divisão por continente no atual formato, mas a Conmebol reivindica seis vagas.
No novo sistema, a primeira fase será composta por oito grupos de três clubes. O melhor colocado avança após a realização de duas partidas. Na sequência, serão disputadas as quartas de final, semifinal e decisão, sempre em partida única.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
De acordo com a presidente da equipe, Kenia Leite, o objetivo é figurar entre as 5 melhores equipes da competição.