sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou uma nova forma para reforçar o estoque de sangue dos hemocentros espalhados pelo país. Trata-se do miniapp Hemovida, plataforma que está integrada ao ConecteSUS e fornecerá dados de informações de saúde, tipo sanguíneo, data da última doação, entre outros.
O aplicativo ainda traz informações completas de serviços hemoterápicos e locais próximos para fazer a doação de sangue.
Segundo a Saúde, o Hemovida foi criado para conscientizar sobre a população sobre a importância da doação de sangue em níveis seguros. O miniapp foi lançado nesta segunda-feira (27) e está disponível para download nas lojas de aplicativos de celulares com iOS e Android. O acesso é gratuito.
“O aplicativo Hemovida estimula a doação de sangue voluntária, um ato de amor que salva vidas”, afirma a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.
O app também vai auxiliar com fornecimentos de critérios sobre quem pode doar, além dos cuidados necessários no dia da doação.
Para fazer doações de sangue no Brasil, é necessário ter de 16 a 69 anos – na faixa entre 16 e 18 anos, é preciso ter consentimento dos responsáveis. Aqueles que têm de 60 a 69 anos só podem doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.
“O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto”, recomenda a pasta.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10