quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Após os sites, aplicativos e sistemas do Ministério da Saúde (MS), incluindo o app ConecteSUS, utilizado para a emissão do comprovante de vacina contra a Covid-19, terem sofrido um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10), o governo federal decidiu por adiar em uma semana a entrada em vigor das novas regras sanitárias para os viajantes que desejam ingressar no Brasil, que estavam previstas para iniciarem nesse sábado (11).
Até o momento, a página da pasta da Saúde já retomou seu funcionamento, mas os dados referentes à imunização contra o novo coronavírus fornecidos pelo ConecteSUS ainda não são possíveis de serem acessados. Outro mecanismo afetado foi o e-SUS Notifica, que recebe as informações dos estados e municípios quanto às suspeitas e confirmações de casos de Covid, além do sistema do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).
“O time do DataSUS está avaliando o restabelecimento da base de dados, mas a gente ainda não tem um prazo. Por precaução, vamos publicar uma portaria hoje postergando por sete dias o início da vigência das regras que iniciariam amanhã”, explicou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, que informou também que essa portaria será publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
O objetivo do adiamento da cobrança das novas regras sanitárias, de acordo com o secretário, é de não prejudicar aqueles brasileiros que estão em viagem ao exterior e poderiam não conseguir baixar os documentos necessários para a entrada no país, como o comprovante de imunização.
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.