quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Novas datas do Sisu, Prouni e Fies são divulgadas pelo MEC

POR Ana Carolina Morais | 17/06/2020
Novas datas do Sisu, Prouni e Fies são divulgadas pelo MEC

Reprodução / Ensino Positivo

A

As novas datas para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e no Financiamento Estudantil (Fies) foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) e devem ser publicadas ainda hoje, quarta-feira (17). A modificação destes prazos ocorreu para atender à solicitação efetuada pelas instituições privadas e públicas de ensino superior, alegando a suspensão de determinadas atividades administrativas e acadêmicas em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

 

 

Sendo assim, o edital relativo ao prazo de inscrição no Sisu para o segundo semestre foi alterado de 16 a 19 de junho para 7 a 10 de julho. Já o Prouni, que teria o período de inscrição de 23 a 26 de junho, teve sua abertura modificada para 14 de julho. Quanto ao Fies, que seria de 30 de junho a 3 de julho, passou a ser de 21 a 24 de julho. Os estudantes interessados poderão realizar consulta às vagas disponibilizadas no Sisu a partir do dia 30 de junho.

 

 

“Se nós não tivéssemos prorrogado na data prevista a gente só teria, no máximo, 40 mil vagas ofertadas. E essa prorrogação permitiu um acréscimo de pelo menos 20% no número de vagas. Hoje são 51 mil vagas que serão ofertadas no Sisu justamente em função da prorrogação”, explicou Wagner Vilas Boas Souza, secretário de Ensino Superior do MEC.

 

 

Além destas alterações, também foi divulgada uma novidade: pela primeira vez será possível realizar inscrição, no Sisu, para cursos de Educação a Distância (EAD). Esta nova modalidade está prevista para o segundo semestre de 2020 e já possui um total de 40% de vagas à distância na rede particular.

 

 

“Essa prorrogação nos permitiu inclusive essa inovação. Até então as instituições públicas só poderiam oferecer vagas presenciais pelo Sisu. As vagas eventualmente de EAD que as instituições públicas têm elas oferecem nos seus próprios portais, então não é dada muita divulgação. A gente inovou alterando a portaria do Sisu, alterando as regras, para que as instituições, além das vagas presenciais possam ofertar então ensino à distância”, afirma o secretário.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: