sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Nova pesquisa nacional traz brasileiros indecisos e divididos

POR Jornal Somos | 06/09/2018
Nova pesquisa nacional traz brasileiros indecisos e divididos

Reprodução/IBOPE

O

O IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) divulgou ontem (5) a primeira pesquisa da intenção de votos a candidatos à presidência do Brasil no novo cenário político com Lula Inelegível.

 

A pesquisa foi contatada pelo "O Estado de S. Paulo" e pela "TV Globo", ouvindo 2.002 eleitores em 142 municípios, entre os dias 1 e 3 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05003/2018.

No cenário do primeiro turno, Jair Bolsonaro (PSL) lidera as pesquisas com 22% das intenções de voto. Em segundo lugar temos o empate de Ciro Gomes (PDT) com Marina Silva (Rede), com 12% cada um. Em seguida temos Geraldo Alckmin (PSDB) com 9% e Fernando Haddad (PT) com 6% das intenções de voto.

 

Álvaro Dias (Podemos) e João Amoedo (Novo) tem 3% das intenções cada. Henrique Meirelles (PMDB) possui 2%. Com apenas 1% aparecem Guilherme Boulos (PSOC), Vera Lúcia Salgado (PSTU) e João Goulart Filho (PPL). Com menos de 1% aparecem Cabo Daciolo (Patriota) e José Maria Eymael (DC).

 

Além disso, 20% declaram a intenção de anular ou votar em branco e ainda existe um total de 7% de indecisos ou que preferem não declarar.

 

A pesquisa ainda testou quatro cenários de segundo turno com a presença de Jair Bolsonaro, candidato que perderia em 3 dessas hipóteses.

 

Cenário 1: Ciro vs. Bolsonaro. Ciro obteria 44% dos votos e Bolsonaro obteria 33% (19% de brancos/nulos e 4% de indecisos).

 

Cenário 2: Bolsonaro vs. Alckmin. Alckmin conseguiria 41% e Bolsonaro teria 32% (23% de brancos/nulos e 4% de indecisos).

 

Cenário 3: Marina vs. Bolsonaro. Marina vence com 43% dos eleitores e Bolsonaro conseguiria apenas 33% (20% de brancos/nulos e 3% de indecisos).

 

Cenário 4: Haddad vs. Bolsonaro. Único cenário em que ocorreria a vitória de Bolsonaro, onde ele ganha com 1% de vantagem dentro da margem de erro, obtendo 37%, enquanto Haddad possui apenas 36% (22% de brancos/nulos e 5% de indecisos).

Também foi pesquisada a rejeição dos candidatos e foi constatado, onde o eleitor aponta em quem ele não votaria. Bolsonaro liderou com 44%, Marina possui 26%, Haddad possui 23%, Alckmin possui 22%, Ciro possui 20%, Meirelles, Cabo Daciolo e Eymael possuem 14%, Álvaro Dias, Boulos e Vera Lúcia possuem 13%, Amoedo possui 12% e João Goulart tem 11%.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: