sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Nova ferramenta de licitações do governo pode beneficiar pequenas empresas

POR Ana Carolina Morais | 24/08/2021
Nova ferramenta de licitações do governo pode beneficiar pequenas empresas

Foto de Sora Shimazaki no Pexels

U

Um novo processo de licitação voltado às compras públicas brasileiras entrou em vigor no país, com a pretensão de oferecer mais transparência e oportunidade para as empresas, inclusive às pequenas. Segundo Cristiano Heckert, secretário de Gestão do Ministério da Economia, o novo processo irá gerar um atendimento mais adequado à população e favorecer a concorrência, uma vez que o procedimento foi modernizado e desburocratizado.

 

 

“O sistema de dispensa eletrônica vai tornar o processo de contratação mais transparente porque tudo vai ser feito em formato eletrônico. O órgão vai divulgar a sua necessidade, então qualquer fornecedor de qualquer lugar do mundo, com acesso à internet, vai poder enviar a sua proposta”, explica Cristiano Heckert.

 

 

A nova norma irá orientar a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, bem como os órgãos e entidades estaduais, distritais e municipais, nas execuções dos recursos da União que vierem de transferências voluntárias. O dispositivo, chamado de Sistema de Dispensa Eletrônica, fará os procedimentos de contratação direta de obras, bens e serviços, incluindo os serviços de engenharia.

 

 

A construção dessa medida ocorreu por meio de consulta pública, junto a participação de pesquisadores, empresários e servidores públicos que são usuários do Sistema de Compras do Governo Federal (Comprasnet 4.0).

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: