sexta-feira, 26 de abril de 2024

Nota técnica do Ministério sobre Covid recebe mais de 45 mil assinaturas, ação no STF e pedido do Senado

POR | 24/01/2022
Nota técnica do Ministério sobre Covid recebe mais de 45 mil assinaturas, ação no STF e pedido do Senado

Imagem: Reprodução de vídeo

N

Neste final de semana veio à público uma nota técnica apresentada pelo Ministério da Saúde quanto à diretrizes do uso da hidroxicloroquina e ressalvas quanto à vacina contra Covid. A reação à nota foi quase que imediata e em avalanche.

 

 

Já que mais de 45 mil professores, pesquisadores e profissionais da saúde assinaram carta de repúdio à nota técnica do Ministério da Saúde. O abaixo-assinado aberto em um site de petições on-line no sábado pede com urgência a adoção das normas que barrariam o "kit covid" aprovadas em dois turnos pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema de Saúde. A carta faz duras críticas ao documento assinado pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde da pasta da Saúde, Hélio Angotti Neto. A carta afirma que, ao publicar a nota técnica, a pasta da Saúde “transgride não somente os princípios da boa ciência, mas avança a passos largos para consolidar a prática sistemática de destruição de todo um sistema de saúde”.

 

 

Paralelamente a Frente Parlamentar Observatório da Pandemia de Covid-19 deve convidar o secretário Hélio Angotti Neto, para prestar esclarecimentos sobre a nota técnica no Senado. A frente parlamentar foi criada para fiscalizar e acompanhar os desdobramentos da CPI da Covid.

 

 

E ainda no meio judiciária, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que ingressa nesta segunda-feira (24/01) com uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Ministério da Saúde e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da pasta, Hélio Angotti Neto, em virtude ao veto às diretrizes que contraindicam o uso de medicamentos do chamado kit Covid, que utiliza remédios sem eficácia científica comprovada no tratamento da Covid-19, em detrimento da vacinação. Segundo o senador explicou é uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) e uma notícia-crime contra o secretário junto à Suprema Corte.

 

 

Foi assinado a nota técnica, pelo Hélio Angotti, que vai de encontro à análise negativa sobre o uso do Kit Covid no tratamento de Covid-19, elaborada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (SUS), e que recomenda que ele não seja utilizado no país. O secretário teve o seu indiciamento sugerido pela CPI da Covid pelo crime de epidemia com resultado de morte (artigo 267 do Código Penal) em função de sua defesa pela utilização do tratamento precoce.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: