sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Nesta madruga o Brasil, poderá acompanhar um eclipse lunar total

POR | 15/05/2022
Nesta madruga o Brasil, poderá acompanhar um eclipse lunar total

Imagem: Shutterstock

P

Para os fãs de astronomia, o mês de Maio traz mais um evento bem legal para ser acompanhado um eclipse lunar total. Previsto para o dia 16 de maio, o eclipse será completamente visível na maior parte da América do Sul, inclusive em todo o Brasil, e também em partes da América do Norte, África e Europa. O fenômeno ocorrerá a partir das 00h30 e durará um pouco mais de 1 hora e 20 minutos.

 

 

Um eclipse lunar ocorre sempre que a Lua se move em direção da sombra da Terra, acontecendo no exato momento em que o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com a Terra localizada entre os outros dois.

 

 

Em geral, quando a Lua está totalmente eclipsada, sua superfície adquire uma coloração avermelhada causada por um efeito óptico conhecido como dispersão de Rayleigh: a luz solar é refratada e dispersada na atmosfera da Terra, que desvia apenas comprimentos de onda específicos em direção à Lua.

 

 

E apesar de o calendário de astronomia prever que outro eclipse lunar total vá ocorrer no dia 8 de novembro deste ano, o do mês de maio será bem mais fácil de ser visto no Brasil, já que este segundo só poderá ser observado do território brasileiro em um momento próximo ao pôr da Lua.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: