sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Nem todo jejum na Quaresma é só de carne

POR Jornal Somos | 06/03/2019
Nem todo jejum na Quaresma é só de carne
Q

Quaresma é o nome do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.

 

A Quaresma começa na Quarta feira de Cinzas e termina próximo ao Domingo de Páscoa. Esse ano, o período vai do dia 6 de março ao dia 18 de abril. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

 

Na disciplina católica, todos os fiéis, cada qual a seu modo, têm obrigação de fazer penitência. Neste contexto disciplinar, nos dias de penitência os fiéis de modo especial se dediquem à oração, exercitem obras de piedade e de caridade, cumprindo mais fielmente as próprias obrigações e, sobretudo observando o jejum e a abstinência.

 

Popularmente, a quaresma é o tempo em que as pessoas deixam de praticar ações que consideram um “vício”. A mais tradicional das penitências é deixar de comer todos os tipos de carne. Alguns evitam o consumo apenas de carne vermelha e continuam comendo peixe aos domingos. Como outras formas de penitência, os fiéis são encorajados a fazer algum sacrifício — como abrir mão de consumir chocolate ou bebidas alcoólicas, por exemplo — durante esse período.

 

Pausa nas redes sociais

O período de 40 dias de penitência, oração e caridade rumo à Páscoa é tempo de reflexão dos excessos que nos distanciam de nós mesmos e de Deus. A escolha de fazer jejum das redes sociais é uma prática penitencial adaptada por muita gente hoje em dia para fortalecer o espírito.

 

Penitências corporais

Apenas para ajudarem a não perder o sentido do sacrifício ao longo do dia, devendo ser pequenas e discretas

Entre as principais estão dormir sem travesseiro; sentar-se apenas em cadeiras duras; rezar alguma oração mais prolongada de joelhos; não usar elevadores ou escadas rolantes; trabalhar sem encostar-se à cadeira; cuidar da postura corporal; descer um ponto antes do ônibus e fazer uma parte do caminho à pé; deixar de usar o carro e pegar um transporte coletivo.

 

A cor litúrgica associada com a quaresma é a roxa, que simboliza o luto, a penitência e o sacrifício. No quarto domingo do período — o da “Alegria” — se usa a cor rosa e, no Domingo de Ramos, o tom adotado é o vermelho, para simbolizar a Paixão de Cristo.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: