sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Navios são enviados para o Nordeste pela Marinha para auxiliar no vazamento de óleo

POR Jornal Somos | 04/11/2019
Navios são enviados para o Nordeste pela Marinha para auxiliar no vazamento de óleo

Lucas Landau/Reuters

N

Nesta segunda-feira (04), os dois maiores navios da Marinha do Brasil saem do Rio de Janeiro em direção ao Nordeste, para ajudar no combate ao vazamento de óleo que tem atingido as praias da região. Essa medida foi tomada mais de 60 dias após o óleo chegar à costa brasileira.

 

Agora por volta do meio-dia o primeiro navio, Atlântico, deixa o Arsenal de Marinha, na Zona Portuária do Rio. Já o segundo, o navio-doca multipropósito Bahia, irá deixar a Base Naval do Mocanguê, na Baía de Guanabara, às 15h00. Além das duas embarcações, uma fragata, seis aeronaves e um terceiro navio também sairão do local.

 

Duas mil pessoas participarão da missão, sendo 670 fuzileiros navais. Os fuzileiros irão desembarcar para participar da limpeza das praias, manguezais e arrecifs.

 

O Atlântico e a fragata irão trafegar pelo litoral nordestino em patrulha e monitoramento das águas, com exceção do Bahia, que por ser um navio-doca, e também por questões de logística, ficará atracado no Porto do Suape, em Recife.

 

A previsão é que os navios cheguem ao Nordeste no dia 10 deste mês.

 

Praias atingidas

Foram atingidas pelo óleo 314 localidades na orla brasileira. O Ibama afirma que 110 municípios foram afetados em todos os 9 estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

 

A Federação Internacional de Poluição por Petroleiros (ITOPF, na sigla em inglês) tem um guia público de boas práticas para a limpeza de locais contaminados. O órgão já atuou em mais de 800 vazamentos causados por navios em 100 países diferentes nos últimos 50 anos. Segundo o ITOPF, a limpeza manual é a mais indicada para o caso das manchas de óleo no Nordeste.

 

"A melhor técnica aqui é a limpeza manual, para ser seletivo e reduzir o dano ambiental, considerando a natureza do óleo e dos substratos contaminados. Máquinas como tratores podem ser usadas onde for possível, mas é preciso levar em consideração os possíveis efeitos no meio ambiente, inclusive em ninhos de tartarugas", diz diretor técnico do ITOPF, Richard Johnson.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: