quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Legislação e criação de loterias é de competência exclusiva do governo
Redação Jornal Somos
Nessa quarta-feira (17) o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional a Lei 1.566/2005, de Caxias (MA), que instaurava uma loteria local com o propósito de arrecadar fundos para assistência social. A decisão foi unânime, já que a Constituição prevê que somente o governo federal pode regular programas de sorteio como as casas lotéricas. Assim o caso se trata de desrespeito a um preceito fundamental, ou seja, uma das partes mais importantes do texto constitucional.
O relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), o ministro Marco Aurélio Mello, avaliou a situação como quebra do pacto federativo. “Flagrante desprezo à autonomia política e funcional das entidades federativas”, afirmou ao plenário. A lei sancionada pelo município permitia que os serviços de jogos da loteria fossem cuidados pela Secretaria Municipal de Solidariedade e Desenvolvimento Social ou concedido por licitação a entidade privada.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
22/10/2026
Globo mobiliza mais de 30 jornalistas para checar falas de Lula e Flávio Bolsonaro durante debate
Grupo Globo fará checagem das declarações dos candidatos durante e após o confronto desta sexta-feira (23).
22/10/2026
Lula e Flávio Bolsonaro autorizam abertura de sigilos bancário, fiscal e telefônico antes de debate na Globo
Campanhas dos dois presidenciáveis apresentaram pedido ao TSE nesta quinta-feira (22) para que informações sejam divulgadas ainda hoje
22/10/2026
Ministra do TSE destaca sobrecarga e despacho de até 50 processos diários
Em 22 de outubro de 2024, a ministra Estela Aranha alertou sobre a alta demanda de processos no Tribunal Superior Eleitoral, que chega a 40?50 por dia, e descreveu a situação como judicialização excessiva.
22/10/2026
Rapper de 45 anos morre após troca de tiros com a PMGO na garagem de casa, em Aparecida de Goiânia
O músico Eugênio do Nascimento Neto, de 45 anos, conhecido como Genera, morreu baleado durante uma abordagem da Polícia Militar de Goiás em Aparecida de Goiânia. Segundo a corporação, ele teria reagido e disparado contra os militares; a Polícia Civil apura o caso.