terça-feira, 16 de abril de 2024

Brasil

Mulheres se reúnem em Brasília em ato feminista nesta sexta

POR Jornal Somos | 13/12/2019
Mulheres se reúnem em Brasília em ato feminista nesta sexta

Divulgação

U

Um movimento feminista que teve início no Chile e está tomando as ruas do mundo inteiro chegou a Brasília nesta sexta-feira (11). Um estuprador em seu caminho é um protesto criado pelo coletivo chileno Lastesis, após denúncias de estupro no país. No Distrito Federal (DF) a manifestação tem início às 17h00, na Praça dos Três Poderes.

 

As participantes, durante o movimento, realizam uma intervenção por meio de danças, com olhos vendados com faixas pretas e cantam a música “Un violador en tu camino”, criada pelo coletivo chileno. A letra do hino feminista relata as diversas formas de violência contra a mulher.

 

O projeto no DF é organizado por integrantes de vários movimentos pela vida da mulher. ''No Chile, as meninas feministas fizeram essa coreografia denunciando o Estado, como um dos violadores das mulheres. O ato se espalhou pelo mundo e, amanhã, é a vez de Brasília representar o movimento pela vida, contra a violência e o feminicídio'', disse Thamy Frisselli, integrante do movimento Assembleia Popular pela Vida de Todas as Mulheres do DF e Entorno.

 

 

Thamy diz que o intuito do ato é chamar atenção não apenas no olhar, mas sim para as políticas públicas, que de acordo com ela, não funcionam no Brasil. ''O instrumentos existem, como a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), a Casa da Mulher Brasileira, mas não funcionam. O Estado tem que olhar e investir, mas acaba sendo o próprio violador dos direitos humanos'', declarou.

 

Ela também fala sobre a importância da participação de todas as mulheres, independentemente da bandeira que carregam e representam. ''Não é um movimento apenas feminista. É um movimento feminino. Chamamos todas para, além de participar, que conheçam os movimentos sociais por trás disso tudo, porque é direito e dever nosso cobrar do Estado políticas públicas. E temos feito isso'', completou.

 

O movimento deve se iniciar às 17h, na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios. Às 15h ocorreu um ensaio no estacionamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: