sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Um movimento feminista que teve início no Chile e está tomando as ruas do mundo inteiro chegou a Brasília nesta sexta-feira (11). Um estuprador em seu caminho é um protesto criado pelo coletivo chileno Lastesis, após denúncias de estupro no país. No Distrito Federal (DF) a manifestação tem início às 17h00, na Praça dos Três Poderes.
As participantes, durante o movimento, realizam uma intervenção por meio de danças, com olhos vendados com faixas pretas e cantam a música “Un violador en tu camino”, criada pelo coletivo chileno. A letra do hino feminista relata as diversas formas de violência contra a mulher.
O projeto no DF é organizado por integrantes de vários movimentos pela vida da mulher. ''No Chile, as meninas feministas fizeram essa coreografia denunciando o Estado, como um dos violadores das mulheres. O ato se espalhou pelo mundo e, amanhã, é a vez de Brasília representar o movimento pela vida, contra a violência e o feminicídio'', disse Thamy Frisselli, integrante do movimento Assembleia Popular pela Vida de Todas as Mulheres do DF e Entorno.
Thamy diz que o intuito do ato é chamar atenção não apenas no olhar, mas sim para as políticas públicas, que de acordo com ela, não funcionam no Brasil. ''O instrumentos existem, como a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), a Casa da Mulher Brasileira, mas não funcionam. O Estado tem que olhar e investir, mas acaba sendo o próprio violador dos direitos humanos'', declarou.
Ela também fala sobre a importância da participação de todas as mulheres, independentemente da bandeira que carregam e representam. ''Não é um movimento apenas feminista. É um movimento feminino. Chamamos todas para, além de participar, que conheçam os movimentos sociais por trás disso tudo, porque é direito e dever nosso cobrar do Estado políticas públicas. E temos feito isso'', completou.
O movimento deve se iniciar às 17h, na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios. Às 15h ocorreu um ensaio no estacionamento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10