quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Foto: Reprodução
Uma mulher com obesidade ficou presa na catraca de um ônibus da linha 016, no bairro Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus, na noite da última quarta-feira (8). O Corpo de Bombeiros foi acionado e precisou cortar a base da roleta para libertá-la. Apesar do susto, a passageira não se feriu.
Casos como esse podem ocorrer devido ao espaço reduzido das catracas e ao design dos equipamentos, que não são adequados para corpos maiores. Ao tentar passar à força, o mecanismo pode travar.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que a Lei Municipal nº 1.632/2012 garante às pessoas obesas o direito de entrar pela porta dianteira dos ônibus, sem necessidade de girar a catraca, desde que efetuem o pagamento da passagem.
O Sinetram também lembrou que a Lei Municipal nº 2.094/2016 determina que todos os assentos do transporte coletivo sejam preferenciais para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo e obesos.
A entidade lamentou o episódio e afirmou que “segue comprometida com o respeito, a inclusão e o bom atendimento aos usuários do transporte público”. Segundo o sindicato, há esforços contínuos para melhorar o treinamento de motoristas e cobradores, garantindo um serviço mais humanizado e seguro.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.