quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brasil

MPOX: Brasil não tem registros da nova variante; Goiás faz monitoramento da doença

POR Ludmilla Menezes | 16/08/2024
MPOX: Brasil não tem registros da nova variante; Goiás faz monitoramento da doença

Imagem: Lacen-GO

N

Nesta quinta-feira (15), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o Brasil está no nível 1 de emergência da mpox, ou seja, até agora, a nova variante da doença não foi detectada em solo brasileiro.

 

A nova variante, denominada 1B, levou a Organização Mundial da Saúde (OMS), a declarar emergência sanitária global nesta semana, por conta da transmissão mais rápida e da letalidade maior da cepa, principalmente na República Democrática do Congo, na África.

 

A ministra da Saúde, informou o status do Brasil durante a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), local destinado ao monitoramento e à coordenação de ações de resposta à doença.

 

Uma das ações preventivas tomadas pelo governo é a negociação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para comprar de forma emergencial 25 mil doses de vacinas. O alvo da imunização serão pessoas soro positivo e profissionais de laboratório.

 

Entre os sintomas da mpox, estão lesões agudas que possuem secreções, além de vesículas em diferentes áreas do corpo, principalmente, nas genitais e algumas vezes na região da boca. O infectado pode apresentar calafrios e dores de cabeça. Segundo relatório técnico, as infecções estão concentradas em homens.

 

Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás, em 2024, foram registradas 84 notificações, desse número, apenas 12 foram confirmadas sendo mpox. “Goiás não vive surto da monkeypox. Temos casos esporádicos, mas que não têm vínculo entre si”, garante a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

 

Com informações CNN e Governo de Goiás 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: