sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Nesta terça-feira (27) foi aprovada, pela Câmara dos Deputados, a Medida Provisória do Programa Médicos pelo Brasil, que visa substituir o Mais Médicos. O objetivo é aumentar a oferta de serviços clínicos em locais afastados, de difícil acesso e com um alto índice de desamparo populacional.
O texto, de autoria do relator na comissão mista, o senador Confúcio Moura (MDB-RO), foi aprovado por 391 votos favoráveis à 6 votos contrários. A MP também propõe a reincorporação dos médicos cubanos que atuavam no Brasil em novembro de 2018 e permaneceram no país mesmo após o rompimento do acordo do Mais Médicos.
O pedido de preferência ao texto de autoria do Psol, que ao contrário do proposto pela MP, mantinha a gestão do programa na Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, ao invés de remeter toda a gestão à agora criada Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), foi rejeitado pelo Plenário por 303 votos contra 103.
Após a votação, os deputados analisaram os destaques que podem alterar partes da Medida Provisória Médicos pelo Brasil, concluindo esta etapa por volta das 23h30. Agora, o texto legislativo segue para o Senado.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10