segunda-feira, 02 de novembro de 2026
Foto: Reprodução
O Ministério Público de São Paulo decidiu desistir da ação civil pública movida contra o influenciador Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, por declarações relacionadas ao nazismo feitas durante um episódio do podcast Flow, há cerca de quatro anos.
Na época, Monark afirmou que, em sua visão, um partido nazista deveria ter reconhecimento legal no Brasil, o que gerou forte repercussão e levou à sua saída do programa, além de investigações e questionamentos judiciais.
A Promotoria de Direitos Humanos havia solicitado uma indenização de R$ 4 milhões por danos morais coletivos. No entanto, no fim de março, o promotor responsável pelo caso se manifestou pela improcedência da ação.
Na decisão, o Ministério Público destacou a importância do combate ao antissemitismo, mas avaliou que a fala do influenciador não configurou crime. O entendimento foi de que a declaração se enquadra nos limites da liberdade de expressão, desde que não haja incitação direta à violência ou prática de atos ilícitos.
O promotor também considerou que, durante o próprio debate, Monark chegou a criticar o nazismo, classificando a ideologia de forma negativa, o que foi levado em conta na análise do caso.
Após a repercussão, o influenciador alegou que fez a declaração sob efeito de álcool e afirmou que defendia um debate amplo sobre liberdade de expressão. O episódio gerou reações inclusive internacionais, com posicionamento da Embaixada da Alemanha.
Nos desdobramentos, Monark deixou o Brasil em 2023, passando a viver nos Estados Unidos, e retornou ao país no ano seguinte, quando também recuperou o acesso às redes sociais. Ele havia sido banido de plataformas digitais por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em meio a outras declarações envolvendo o sistema eleitoral.
*Com informações Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
02/11/2026
Flávio Bolsonaro participa de culto na Flórida em primeira aparição após deixar o Brasil
O senador Flávio Bolsonaro apareceu publicamente pela primeira vez desde que deixou o país, participando de um culto religioso na Flórida, Estados Unidos. A aparição ocorre em meio a repercussões sobre sua saída do Brasil.
02/11/2026
Estudante de 17 anos em Goiás alfabetiza 3,8 mil jovens e gera 900 títulos eleitorais
Dionísio Miguel Martins Lima, de 17 anos, criou o projeto Embaixadores da Democracia, que já alcançou 3.801 alunos de 16 escolas públicas e possibilitou a emissão de mais de 900 títulos de eleitor para adolescentes de 15 a 17 anos.
02/11/2026
TCU propõe alíquota de 11,3% para CBS em 2027; taxa pode superar a de países desenvolvidos
O Tribunal de Contas da União sugeriu que a alíquota da Contribuição sobre Bens e Serviços seja de 11,3% a partir de 2027, proposta que pode elevar a carga tributária total sobre o consumo acima da média dos países desenvolvidos.
02/11/2026
Cinco turistas franceses são resgatados pelo mar após se perderem em trilha em Ubatuba
Cinco turistas franceses que se perderam em uma trilha entre as praias do Félix e de Itamambuca, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros na noite deste domingo (1º). Ninguém ficou ferido.