quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Morreu nesta quarta-feira (16), a ex-jogadora de vôlei da seleção Brasileira, Isabel Salgado, aos 62 anos de idade, em São Paulo. Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês. A causa da morte não foi divulgada.
Isabel foi uma das principais jogadores de vôlei de quadra da seleção brasileira da década de 1980, chegou a disputar dois Jogos Olímpicos e foi dona de seis medalhas em Mundiais.
Nessa semana ela havia sido anunciada como um dos nomes para compor o grupo de esportes da equipe de transição do governo Lula. Junto a ela também foram nomeados a ex-jogadora de vôlei Ana Mozer e o ex-jogador de futebol Raí.
Maria Isabel Barro Salgado Alencar nasceu no Rio de Janeiro em 2 de agosto de 1960. Começou a jogar vôlei de quadra no Flamengo. Depois chegou a seleção brasileira. Participou das olimpíadas de 1980, em Moscou, na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), e na de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América (EUA). Também jogou vôlei de areia.
Isabel deixou cinco filhos: Maria Clara (ex-jogadora de vôlei de praia), Carol Solberg e Pedro Solberg (jogadores de vôlei de praia), Pilar Salgado e Alisson.
Repercussão
Personalidades do esporte e da política lamentaram a morte de Isabel e homenagearam a ex-atleta nas redes sociais. Entre elas, o presidente eleito Lula, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e Ana Moser.
Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino.
— Lula (@LulaOficial) November 16, 2022
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/7M0c75PzLC
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.