sexta-feira, 29 de março de 2024

Ministro Sergio Moro autoriza envio de tropas da Força Nacional para o Ceará após tiro contra Senador

POR Jornal Somos | 20/02/2020
Ministro Sergio Moro autoriza envio de tropas da Força Nacional para o Ceará após tiro contra Senador

José Leomar (Diário do Nordeste - Folhapress)

F

Foi autorizado ontem, quarta feira (19), pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o envio da Força Nacional para o Ceará. O envio será feito hoje, quinta feira (20), e deve permanecer no estado por 30 dias, conforme portaria assinada por Sergio Moro. Na portaria, ministro escreveu que "a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública".

 

A portaria saiu após o senador licenciado Cid Gomes foi baleado quando tentava entrar com uma retroescavadeira em um batalhão da Polícia Militar em Sobral. O senador teve a ação porque na cidade está sofrendo um motim de policiais militares que reivindicam aumento salarial. Isso resultado de um projeto que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará pelo aumento do salário de um soldado militar de R$ 3,2 mil para R$ 4,5 mil, em reajuste progressivo até 2022.

 

Já que um grupo de policiais é contrário à proposta do governo de reestruturação da carreira da categoria realiza desde terça-feira (18) atos que a Secretaria da Segurança do Ceará considera "vandalismo" e "motim". Ainda nesta terça, três policiais foram presos por cercarem veículo da polícia e furarem os pneus. Segundo o governo do estado, o ato é uma tentativa ilegal de impedir a atuação de policiais. Nesta quarta-feira, pelo menos quatro batalhões da PM foram invadidos por homens mascarados. Eles retiraram veículos policiais das bases militares e rasgaram os pneus com objetos cortantes. O governo do estado anunciou a abertura de processo disciplinar contra mais de 200 policiais dissidentes. Também anunciou que solicitou o reforço da Força Nacional e cortou o repasse de verba para associações policiais que, de acordo com o governo, apoiam os atos grevistas.

 

Lembra-se que o Moro já havia enviado tropas da Força Nacional para o Ceará em 2019, quando o estado sofreu uma onda de ataques criminosos organizados por facções criminosas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: