quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Ministro pede urgência na aprovação da Base Nacional Comum Curricular

POR Jornal Somos | 16/08/2018

A BNCC vem sendo adiada devido à protestos

Ministro pede urgência na aprovação da Base Nacional Comum Curricular

Reprodução/Ministério da Educação e Cultura

O

O debate sobre a Base Nacional Comum Curricular deve continuar, segundo Rossieli Soares, ministro da Educação. Ele considera necessário a fala que caberá ao Conselho Nacional de Educação (CNE) quando decidir quando o documento está "maduro para ser votado".

 

"Estamos discutindo com todo mundo que quer discutir. Transformar o debate em palanque político fica sempre muito difícil", disse o ministro ao participar da abertura do 7º Fórum Nacional Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Olinda - PE.

 

Vários protestos já levaram ao cancelamento de audiências públicas, já que existem vários cidadãos que são contrários à essa Reforma do Ensino Médio feita pelo Ministério da Educação. Nessa reforma está inclusa a BNCC, que é um documento que pretende regular os currículos escolares de todo o Brasil, definindo o mínimo que deve ser aprendido em cada etapa de ensino. A BNCC do ensino infantil e fundamental já foi aprovada no final do ano passsadio, mas a parte referente ao ensino médio está pendente para a avaliação do Conselho Nacional de Educação.

 

O alvo das críticas é a queda de ciências da natureza e ciências humanas para disciplinas não-obrigatórias para os três anos do Ensino Médio. As únicas que teriam obrigatoriedade permanente seriam as de Linguagens e Matemática.

 

Segundo a EBC, o MEC defende que tais alterações deixariam o ensino médio mais atrativo, já que essa etapa tem altos números de abandono por parte dos alunos.

 

O ministro defendeu a urgência na aprovação da Base para que o novo modelo seja implementado: "se não tivermos o referencial da base, o livro didárico do ensino médio só vai mudar em 2025. É uma decisão importante para o Brasil. Vamos continuar com esse mesmo modelo até 2025 ou vamos trabalhar a partir de agora com um modelo que pode ser melhor?", disse Soares à jornalistas. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: