sexta-feira, 29 de março de 2024

Ministro da Saúde afirma que governo brasileiro irá assinar acordo para produção de IFA

POR Jornal Somos | 26/05/2021
Ministro da Saúde afirma que governo brasileiro irá assinar acordo para produção de IFA

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

N

Nesta quarta-feira (26), Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde, afirmou que o governo federal irá assinar, na próxima semana, um contrato de Encomenda Tecnológica com a farmacêutica inglesa AstraZeneca. Esse acordo possibilitará que o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) – material essencial para a produção de vacina contra a Covid-19 – seja fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em território brasileiro.

 

 

A assinatura do contrato acontecerá no dia 1° de junho em solenidade que contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Para o ministro, a ação vai possibilitar um acréscimo ao ritmo de vacinação no país.

 

 

“Com as articulações realizadas pelo Ministério da Saúde será possível, com o empenho de todos, vacinar a população brasileira acima de 18 anos até o final de 2021. Essa é a nossa esperança, esse é o nosso compromisso”, declarou o ministro durante audiência conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

 

 

Durante a audiência, o chefe da pasta da Saúde foi questionado sobre as unidades de imunizantes para o mês de junho, que sofreram uma redução na previsão de entrega. De acordo com o ministro, o fato ocorreu devido à falta de insumos.

 

 

“Estamos tentando ainda antecipar dois lotes de IFA da AstraZeneca, previstos para o dia 20 de junho. Se conseguirmos, acredito que vamos voltar para o número inicialmente previsto de doses para junho”, disse Queiroga.

 

 

Com informações da Agência Brasil

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: