quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Ministro da Educação pede que escolas incentivem crianças a cantar o hino nacional

POR Jornal Somos | 26/02/2019
Ministro da Educação pede que escolas incentivem crianças a cantar o hino nacional

Agência São Luís

O

O Ministério da Educação (MEC) enviou um e-mail para as escolas do país pedindo a leitura de uma carta do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, orientando que os responsáveis pelas escolas executassem o hino nacional e filmassem as crianças durante o ato.

 

 

Em nota divulgada em seu site, o MEC ressaltou que o comunicado enviado às escolas apresenta um “pedido de cumprimento voluntário”. A pasta afirmou que “a atividade faz parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais”.

 

 

Segundo o ministério, a carta do ministro tem a seguinte mensagem: “Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”.

 

 

O ministro retoma em sua carta às escolas a referência ao slogan de campanha de Bolsonaro nas eleições. O presidente usou o mesmo bordão para encerrar seu discurso de posse. O slogan adotado pelo atual governo é: “Pátria Amada, Brasil!”.

 

 

O MEC informa que os diretores que desejarem atender voluntariamente ao pedido do ministro podem enviar filmagens de trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino. O ministério solicitou que os vídeos fossem encaminhados por e-mail à pasta e à Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

 

 

No fim do dia, o ministério acrescentou um trecho à nota em seu site informando que fará uma seleção das imagens enviadas e que, antes de qualquer divulgação, vai solicitar autorização legal da pessoa filmada ou de seu responsável.

 

 

A iniciativa do MEC foi alvo de críticas de juristas e educadores. Em nota, o Todos pela Educação afirmou que "são muitos os desafios a serem enfrentados e a carta do MEC pedindo às escolas para filmar os estudantes cantando o hino nacional está distante do que precisa ser foco na Educação. O compromisso deve ser em efetivar a aprendizagem das crianças".

 

Para Telma Vinha, pedagoga e doutora em educação, o MEC demonstra que não tem um projeto de um enfrentamento dos principais problemas da educação. “Fica muito claro que as medidas mexem nas aparências, nos comportamentos, mas não abordam os reais problemas.”

 

A especialista disse ser contra, ainda, o uso do slogan "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!" em uma escola que é laica, segundo a Constituição.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: